No circuito da figura abaixo a bateria é ideal e possui uma f.e.m. , o capacitor possui uma capacitância , e os resistores possuem resistências, e , todas em .
a) Com o capacitor totalmente descarregado, a chave é fechada bruscamente no instante. Determine para o instante , a corrente no resistor , a corrente no resistor e a corrente no resistor .
b) Após passado muito tempo, i.e., após ter passado várias constantes de tempo do circuito, determine a corrente no resistor , a corrente no resistor e a corrente no resistor .
c) Determine a diferença de potencial no resistor em e após muito tempo de fechada a chave, i.e., após ter passado várias constantes de tempo do circuito.
Passo 1
a) O capacitor está descarregado e logo atua como um curto circuito.
No exato instante em que a chave é fechada () a corrente que passa pelo circuito vai ser a corrente normal da Lei de Ohm, ou seja
Vamos calcular a resistência equivalente do circuito lembrando que está em série com e que estão em paralelo entre si
Ou seja, a corrente total que passa pelo circuito no instante vai ser
Essa corrente é a que passa pelo resistor 1, então:
Aí a corrente vai se dividir para passar nos resistores 1 e 2, que estão em paralelo. Mas, sabemos que, em paralelo, ambos têm a mesma tensão. Vamos lá.
E
E qual é o valor dessa tensão V2?
Bom, vai ser o valor total fornecido ao sistema () menos o que foi utilizado ali no resistor 1, então:
Vamos substituir o valor de
Arrumando isso:
Show! Vamos voltar e substituir lá na equação para acharmos as correntes i2 e i3.
E
Passo 2
b) Depois de passado muito tempo, o capacitor já vai estar carregado certo? Ok, agora vamos lembrar que um capacitor carregado se comporta como um circuito aberto!! Então, depois de passado todo esse tempo, a corrente não irá mais passar pela malha de , ela vai passar apenas por e , logo, a corrente total vai depender apenas desses resistores e vai ser dada por
Nesse caso
Passo 3
c) Já vimos que depois de muito tempo o capacitor se comporta como um curto circuito, então a corrente não passa por R3. Assim:
Portanto, a corrente é:
E a tensão V2 é: