4 . Considere as afirmativas abaixo:

( I ) A lei de Ampère-Maxwell, que inclui a corrente de deslocamento, é válida apenas para distribuições de corrente estacionárias.

( I I ) Correntes não circundadas por uma curva fechada e orientada não contribuem para a circulação de campo magnético ao longo de C , mas contribuem para o campo magnético em pontos sobre C .

( I I I ) Devido à não-observação de monopolos magnéticos, o fluxo de campo magnético através de uma superfície fechada deve ser sempre nulo.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Escolha uma opção:

a . I e I I

b . Nenhuma delas

c . I

d . I I I

e . I , I I e I I I

f . I I e I I I

g . I e I I I

h . I I

Passo 1

Vem comigo que a gente resolve essa juntos!

Vamos analisar cada uma das afirmações separadamente e usar o que sabemos para verificar se elas são verdadeiras ou não.

Passo 2

Vamos começar com a primeira afirmação.

A lei de Ampère-Maxwell, que inclui a corrente de deslocamento, é válida apenas para distribuições de corrente estacionárias.

Correntes estacionárias são correntes que não dependem do tempo. E sim, a lei de Àmpere é valida para elas, mas quando consideramos a contribuição de Maxwell, temos que essa lei também leva em conta variação do campo elétrico no tempo.

Então essa afirmação é falsa.

Passo 3

Agora vamos analisar a segunda afirmação.

Correntes não circundadas por uma curva fechada e orientada não contribuem para a circulação de campo magnético ao longo de C , mas contribuem para o campo magnético em pontos sobre C .

Essa afirmação envolve a lei de Àmpere, quando queremos saber o campo gerado por um conjunto de correntes nós traçamos uma curva C chamada de Amperiana que envolve essas correntes.

E a partir da lei de Àmpere a gente consegue saber o valor do campo nessa curva, então a primeira parte da afirmação está correta.

Mas quando fazemos isso só estamos encontrando o campo gerado pelas correntes circundadas, as correntes não circundadas também geram campo magnético em torno delas e lógico que a região em torno delas pode coincidir com alguns pontos de C .

E então olhando o sistema inteiro, considerando todas as correntes o campo em um ponto de C vai ter contribuição das correntes circundadas e das que não estão circundadas.

Então essa afirmação é verdadeira.

Passo 4

Agora vamos analisar a última afirmação.

Devido à não-observação de monopolos magnéticos, o fluxo de campo magnético através de uma superfície fechada deve ser sempre nulo.

Como não temos monopólios magnéticos então o gerador no nosso campo magnético sempre vai ter o polo positivo e o polo negativo, onde as linhas de campo saem do positivo e vão para o negativo.

E essas linhas sempre são contínuas, se ela saiu do positivo ela vai terminar no negativo. Então se traçarmos uma superfície fechada em torno do nosso objeto que gera o campo magnético, toda linha de campo que sair dela uma hora vai entrar, logo o fluxo é sempre zero.

Essa última afirmação é verdadeira então!

Com isso só temos a I I e I I I que são verdadeiras e nossa alterativa vai ser a letra f .

Resposta

f . I I e I I I

Exercícios de Livros Relacionados

41- Um supercondutor do tipo I I em um campo magnético externo entre B c 1 e B c 2 possui regiões supercondutores e regiões com resistência na qual existe campo magnético. Qual é a resistência de um c
A figura 29-86 mostra uma seção reta de um condutor cilíndrico oco de raios a e b que conduz uma corrente i uniformemente distribuída. (a) Mostre que, no intervalo bra , o módulo B ( r ) do campo elét
74- Um condutor possui forma de um cilindro oco, sendo a o raio interno e b o raio externo. Ele conduz uma corrente I uniformemente distribuída ao longo da sua seção reta. Deduza expressões para o mód
81- Um plano infinito que conduz uma corrente. Condutores retilíneos longos, com seções retas quadradas, cada um deles conduzindo uma corrente I , são colocados um ao lado do outro, formando uma placa
82- Condutores retilíneos longos, com seções retas quadradas, cada um deles conduzindo uma corrente I , são colocados um ao lado do outro, formando uma placa fina que se estende até o infinito, sendo