Considere as seguintes três afirmativas sobre a lei de Ampère: (I) ela só vale quando há um alto grau de simetria da distribuição de correntes; (II) ela só vale quando as correntes forem estacionárias, e (III) ela só vale quando os campos magnéticos forem estacionários. Assinale a alternativa que indica qual(is) de tais afirmações são corretas.

  1. Nenhuma
  2. Apenas a I
  3. Apenas a II
  4. Apenas a III
  5. Apenas a I e a II
  6. Apenas a I e a III
  7. Apenas a II e a III
  8. Todas

Passo 1

Interessantemente esta questão tem duas respostas certas. Isto depende de qual Lei de Ampère estivermos estudando. Tem a clássica:

∮ C B → ∙ d l → = μ 0 I int

E a corrigida:

∮ C B → ∙ d l → = μ 0 I int + μ 0 ϵ 0 ∂ ϕ E → ∂ t

Vamos analisar ambas ao mesmo tempo.

Passo 2

(I) Ela só vale quando há um alto grau de simetria da distribuição de correntes;

Falsa para ambas as Leis, a simetria da corrente só determina se a Lei é útil ou não, mas ela continua válida para correntes assimétricas.

Passo 3

(II) Só vale quando as correntes forem estacionárias.

Verdadeira para a Lei clássica, falsa para a corrigida. A correção era justamente para levar em conta esses casos em que a corrente não é estacionária.

Passo 4

(III) Só vale quando os campos magnéticos forem estacionários;

Verdadeira para a Lei clássica, falsa para a corrigida. Campos magnéticos não estacionários são provenientes de correntes não estacionárias ou variações de fluxo elétrico, que caem na rede da Lei corrigida, mas são complexos demais para a Lei clássica.

Ou seja, se você avaliasse a lei clássica, apenas as alternativas II e III seriam verdadeiras. Se analisasse a corrigida, nenhuma seria verdadeira.

Resposta

Letra a ou letra g.

Exercícios de Livros Relacionados