Encontre, usando a definição, a função derivada de f x = √ x   .

Passo 1

E aii, galerinha!! Como estão? Vamos juntos pra mais uma!! Bom, temos que utilizar a definição de derivadas para resolver nosso probleminha. A definição de derivadas nos diz:

f ' x = f x + h -   f ( x ) h  

Substituindo f x = √ x , encontramos que:

f ' x = x + h - √ x h  

Como o fato de só substituir h = 0 , gera uma indeterminação, vamos multiplicar a equação pelo conjugado do numerador com o intuito de nos livrar dessa indeterminação.

f ' x = x + h - √ x h   ⋅ x + h + √ x x + h + √ x

= f ' x = x + h - x h ( x + h + x )  

= f ' x = h h ( x + h + x )  

= f ' x = 1 x + h + √ x  

Passo 2

Agora que encontramos uma expressão bonitinha, enfim poderemos substituir h = 0 na expressão final encontrada no passo anterior.

Logo,

f ' x = 1 x + h + √ x  

= f ' x = 1 x + 0 + √ x  

= f ' x = 1 2 x  

Lembrando que o limite de uma constante sempre é a própria constante, como nessa situação o x está funcionando como uma constante, temos:

f ' x = 1 2 x

Essa resolução te ajudou?? Espero que sim! Beijinhos 😊

Resposta

f ' x = 1 2 x

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre f ' ( a ) : f t = 2 t + 1 t + 3
Encontre f ' ( a ) . f x = 3 x + 1
Encontre f ' ( a ) . f x = 3 - 2 x + 4 x 2
Uma partícula se move ao longo de uma reta com equação de movimento s = f ( t ) , em que s é medido em metros e t em segundos. Encontre a velocidade e a velocidade escalar quando t = 5 . f t = 100 + 5
O custo (em dólares) de produzir x unidades de uma certa mercadoria é C x = 5000 +10 x + 0,05 x 2 a) Encontre a taxa média da variação de C em relação a x quando os níveis de produção estiverem varian