Uma espira condutora quadrada de lado a transporta uma corrente estacionária de intensidade I . Sobre o campo magnético produzido por essa espira, é CORRETO afirmar que:

  1. O campo magnético no centro da espira é nulo.
  2. O fluxo do campo magnético através da superfície plana definida pela área da espira é nulo.
  3. O campo magnético tem o mesmo módulo em todos os pontos sobre o eixo perpendicular ao plano da espira e que passa por seu centro.
  4. O módulo do campo magnético no centro da espira não depende do tamanho da mesma.
  5. Em pontos sobre o plano da espira, o campo magnético é perpendicular a este plano.

Passo 1

Uma corrente I circulando em uma espira circular de raio R produz um campo magnético B → que ela gera está saindo do plano da página e é perpendicular a ela em todos os seus pontos. Isso a gente pode ver a partir da regra da mão direita para a corrente.

Portanto, o item e) é a nossa resposta, mas vamos continuar analisando o restante para revisarmos algumas propriedades desse tipo de campo.

O campo  B → no centro da espira tem módulo dado por

B = μ 0 I 2 R   ,

ou seja, é diferente de zero no centro da espira.

Então, o item a) está INCORRETO.

De quebra, o item c) também está INCORRETO, já que B acima depende do tamanho da espira, ou seja, depende de seu raio R .

Como o campo B → está atravessando a área da espira, então temos um fluxo magnético diferente de zero. Portanto, o item b) está INCORRETO.

Passo 2

O campo magnético sobre os pontos do eixo perpendicular ao plano da espira que passa pelo centro dela depende da distância até o centro da espira. Por exemplo, se a gente olha para a figura abaixo, o campo resultante sobre o ponto P da figura é dado por:

B → = μ 0 I R 2 2 z 2 + R 2 3 2   z ^   ,

que claramente depende da posição z até o centro da espira em que estamos querendo calcular o campo magnético.

Por isso, o item d) também está INCORRETO.

Resposta

Letra e).

Exercícios de Livros Relacionados