Analise se as afirmações abaixo sobre vetores estão certas ou erradas e assinale a alternativa correta.

Obs.: Essa questão foi alterada em relação a original. Foi retirada as alternativas múltiplas escolha.

  1. O trabalho W realizado por uma força F ao longo de um deslocamento d é obtido através de um produto escalar W = F . d = F . d   c o s   θ . Onde θ é o ângulo entre F e d . Portanto, conclui-se que se a força aplicada for perpendicular ao deslocamento, o trabalho realizado será nulo.
  2. O vetor torque τ , que expressa a tendência de um corpo sofrer ou alterar seu movimento de rotação, é dado pelo produto vetorial τ = r × F . Onde τ = r . F sen ⁡ θ . O vetor r é a distância do ponto de aplicação da força F ao eixo de rotação e θ é o ângulo entre F e r . Portanto, é possível afirmar que o vetor torque τ é máximo quando os vetores r e F forem paralelos.
  3. Um corpo estará livre de sofrer ou alterar seu movimento de rotação se a força aplicada F for perpendicular à direção do vetor r .

Passo 1

Vamos analisar as afirmações uma a uma:

Afirmação I – Verdadeira. É exatamente como está na teoria. Como cos ⁡ 90 ° = 0 , se a força for perpendicular ao trajeto o trabalho será nulo. É o que acontece com a força Normal.

Afirmação II – Falsa. No final da afirmação, é dito que o torque é máximo quando a força é paralela ao vetor r . Entretanto, quando esses dois vetores são paralelos, o ângulo entre eles é 0° e como sabemos sen ⁡ 0 ° = 0 . Logo, se os dois vetores forem paralelos o torque será nulo.

Afirmação III – Falsa. Nesse caso teria que ter sido dito quando a força F for paralela ao vetor r . Só assim o torque seria nulo.

Resposta

Verdadeira, Falsa, Falsa.

Exercícios de Livros Relacionados