O vetor aceleração em um movimento circular uniforme:
- É variável em módulo e varia de direção
- É nulo pois o movimento é uniforme, com velocidade constante
- É constante em módulo e varia em direção
- Nenhuma das alternativas é correta ou duas ou mais alternativas são corretas
- É variável em módulo e não varia de direção
- É constante em módulo e não varia de direção
Passo 1
Fala galera, tudo bem? Aqui queremos saber mais sobre o vetor aceleração em um movimento circular uniforme!
Bom, esse movimento é caracterizado por ter uma trajetória circular, com MÓDULO da velocidade constante. Isso quer dizer o que?
Quer dizer que a partícula que descreve um MCU percorre distâncias iguais em tempos iguais. Sendo assim a aceleração tangencial, aquela que é na direção do movimento, é nula!
Passo 2
Mas e quanto à direção do movimento?
A direção é dada pela reta tangente à trajetória no instante analisado. Se a reta não muda, então temos que o movimento é retilíneo. Mas aqui o nosso movimento é curvo! A direção do movimento muda a cada instante! Saca só esse desenho:
Em cada bolinha laranja está desenhado o vetor velocidade tangente. Note que ele é diferente em cada ponto da trajetória (nesse caso em sentido horário). Sendo assim, o vetor velocidade não muda em módulo, mas muda em direção e sentido, portanto temos aceleração.
Legal né?
Por mais que o módulo da velocidade seja constante, temos aceleração, pois a velocidade muda em direção e sentido. Lembra disso, se a velocidade muda, tem aceleração!
Essa aceleração é chamada de aceleração centrípeta, e ela aponta radialmente para dentro da trajetória curva. Ela é sempre perpendicular ao vetor velocidade! E ela só muda a direção da bolinha, mas seu módulo não.
Como a aceleração centrípeta é sempre aponta para o centro do círculo, isso significa que ela também muda de direção (e sentido). Mas ela não muda de módulo, pois esse movimento é uniforme.
Portanto a resposta correta é a alternativa (c): É constante em módulo e varia em direção.
Beleza? Espero ter te ajudado!