Física 1 UFRJ 3ºEE 2019.1
Um disco de raio R e de massa M uniformemente distribuída, possui um pequeno furo na sua periferia. Por este furo o disco é colocado no pino O, preso a uma parede vertical. No posicionamento inicial do disco o ponto A de sua periferia localizado diametralmente oposto a O está sobre o eixo vertical, acima de O; conforme mostra a figura abaixo. Como o disco está sob a condição de equilíbrio instável, ele cai girando em torno do pino O. Sabe-se que o momento de inércia deste disco em torno de um eixo que passa pelo centro de massa e perpendicular e ele é igual . Desprezando-se o atrito entre o pino e o disco, quando o ponto A passa pela linha vertical, abaixo de O, a velocidade angular ω do disco, é igual a:
Passo 1
Vamo lá! Nessa belezinha aqui podemos usar a conservação de Energia! Considerando no começo do movimento o centro de massa com altura de R em relação ao ponto O, temos:
Passo 2
Como a rotação é em torno do eixo que passa pelo ponto O, precisamos saber qual é o momento de inércia em relação a esse eixo. Como fazemos isso? Pelo teorema dos eixos paralelos!
Vamos lá:
Sabemos que , e que a distância entre o CM e o ponto O é R. Então:
Agora, vamos voltar pra equação de conservação de energia.
Passo 3
Substituindo o que achamos:
Isolando o :
Prontooo! Show!
Resposta
a)