Considere um sistema bloco-mola que está ligado verticalmente a um teto, o qual pode ser instala do em diferentes planetas. Seja e a posição de equilíbrio e frequência angular de oscilação do sistema bloco-mola, respectivamente, no caso do teto ser instalado na Terra. Por outro lado, e são as mesmas quantidades no caso do teto ser instalado em Marte. A aceleração da gravidade em Marte é aproximadamente vezes menor que na Terra. Pode-se dizer que:
Nenhuma das anteriores.
Passo 1
Quando temos um bloco ligado a uma mola conectado ao teto, a única força nesse sistema será a fora elástica e a força peso, onde uma irá equilibrar a outra. Então quanto maior for a força peso maior será a força elástica. Como a força elástica é dada por:
Nesse sistema em que a mola é a mesma, para aumentar a força elástica temos que aumentar a posição de equilíbrio .
Como a força peso é dada pela massa vezes aceleração da gravidade
Como o enunciado disse que a aceleração da gravidade é menor que na terra então a força peso de um mesmo bloco é maior na Terra que em Marte.
Se a força peso na Terra é maior então a posição de equilíbrio também será maior
Passo 2
Agora vamos analisar a frequência angular desse sistema, como vimos em um MHS a frequência angular é dada por:
Por esta fórmula vemos que a aceleração da gravidade não altera o valor de , logo as frequências angulares são iguais não importa se o sistema está em Marte ou na Terra.
Então chegamos a conclusão que
E
Vishh, não existe essa alternativa! Mas é isso mesmo, pode marca a alternativa nenhuma das anteriores tranquilo!
Resposta
Alternativa