Diga se os itens abaixo são verdadeiros ou falsos. Tente, mesmo que informalmente, justificar suas respostas.
- Todo máximo local é máximo absoluto
- Todo ponto de máximo absoluto é um ponto de máximo local
- Todo ponto de máximo locla é ponto de máximo absoluto
- Se possui máximo local, então possui máximo absoluto
- É possível que tenha infinitos pontos de máximo locais e não ter ponto de máximo absoluto
- Toda função possui máximo absoluto em um intervalo fechado
- Toda função que possui máximo absoluto em um intervalo fechado é contínua
- Se possui máximo absoluto, então possui mínimo absoluto
- Se é contínua, então possui mínimo absoluto
Passo 1
E aí, gente!! Tudo bem? Essa é uma questão puramente teórica que a gente vai estudar e resolver juntos!
- Não, pois podemos ter um máximo local e não necessariamente ele pode ser o máximo absoluto. Por exemplo, a função varia entre e 1, certo? Ou seja, é uma função que tem vários máximos locais e mínimos locais, porém nenhum deles é o máximo/mínimo absoluto.
- Em contrapartida, essa afirmativa aqui é verdadeira, pois um ponto de máximo absoluto necessariamente deve ser um ponto de máximo local.
- Como dito anteriormente, não necessariamente ter encontrado um ponto de máximo local indica que este ponto é o máximo absoluto.
- Aqui a resposta é também “não”. Vamos de novo olhar para o , ele tem vários pontos de máximo locais, porém nenhum deles é o absoluto
- Novamente olhando para , essa função em um intervalo não fechado, tem vários pontos de máximo locais e nenhum ponto de máximo absoluto, portanto, esssa afirmativa é verdadeira.
- Dado um intervalo fechado, não necessariamente a função terá um ponto de máximo e mínimo absoluto, por exemplo no domínio . Sabemos que , pois
- Essa afirmação é falsa, pois a função ter ponto de máximo ou mínimo em um dado intervalo, não implica em dizer que ela é contínua. Inclusive, a função pode ser contínua só naquele intervalo e não em todo o domínio.
- Vamos olhar a função do tipo , onde A é um valor qualquer e maior que zero. Bem, note que quando , teremos o maior valor da função que será , porém quando fazemos , teremos , perceba então que temos um ponto de máximo absoluto, porém não temos um ponto de mínimo absoluto, mas sim uma assíntota. Portanto, a afirmativa (h) é falsa.
- Vamos olhar a função , se você lembrar do gráfico dessa função, vai lembrar que ela não tem ponto de mínimo e máximo local/absoluto, por mais que esta seja uma função contínua. Logo, a afirmativa (i) é falsa.
Resposta
Justificativas
Exercícios Resolvidos de Máximos e Mínimos
Ver TeoriaExercícios de Livros Relacionados
O gráfico da derivada f ' de uma função f está mostrado. (a) Em quais intervalos f é crescente ou decrescente? (b) Em que valores de x a função f tem um mínimo ou máximo local?
Encontre os números críticos da funçãof (x) = 5 x^2 + 4 x
Encontre os valores de máximo e mínimo absoluto de f no intervalo dado f x = 3 x 2 - 12 x + 5 ,[ 0,3 ]
É dada uma fórmula para a derivada de uma função. Quantos números críticos ela tem? f ' x = 100 cos 2 x 10 + x 2 - 1
Encontre os números críticos da funçãoh (p) = (p - 1)/(p^2 + 4)