Determine um intervalo de amplitude , no qual está localizado pelo menos um zero da função.
Passo 1
A primeira coisa importante de se reparar é que é uma função polinomial, logo, é contínua em todo . Tendo isso em mente, precisamos encontrar um intervalo em que a função mude de sinal, pois isso garantirá que nesse intervalo a função assumiu o valor . Vamos testar alguns valores.
Opa! Que maravilha, no intervalo a função mudou de sinal, logo, pelo Teorema do Valor Intermediário podemos afirmar que há um zero da função nesse intervalo.
Resposta
Exercícios Resolvidos de Teorema do Valor Intermediário
Ver TeoriaExercícios de Livros Relacionados
Use o Teorema do Valor Intermediário para mostrar que existe uma raiz da equação dada no intervalo especificado f x = x 3 = 1 - x ,( 0 ,1 )
( a ) Demonstre que a equação tem pelo menos uma raiz real. ( b ) Use sua ferramenta gráfica para encontrar a raiz correta até a terceira casa decimal. f x = a r c t gx + 1 - x
Use o Teorema do Valor Intermediário para mostrar que existe uma raiz da equação dada no intervalo especificado ln x = e - x , ( 1,2 )
Se f x = x 2 + 10 s e n x , mostre que existe um número c tal que f c = 1000
Seja f : a , b → R uma função contínua e suponha que f não seja constante em a , b . Prove que existem números reais m e M , com mM , tais que Im f = m , M .(Observação: Imagem de f = Im f = f x |