Seja R a região limitada pelas curvas e . Seja S o sólido obtido pela rotação da região R em torno de cujo volume é igual a V. O valor de é quanto?
Passo 1
E aí, galerinha! Tudo na paz por aí?
Primeiro passo pra gente fazer nessas questões de área de curvas é saber onde elas vão se encontrar. Você se lembra como vê isso?
Basicamente a gente precisa igualar as duas curvas pra saber o ponto. Depois que encontramos esses pontos, vamos precisar qual é o valor da curva nesses pontos e aí sim, vamos ter uma área limitada.
Os passos seguintes eu te mostro ao correr da questão!
Passo 2
Primeiro vamos igualar essas paradas aí!!!
Passo 3
Agora vamos substituir esses valores nas nossas funções e obter os pontos de intersecção.
e
e
Bem, agora que sabemos os pontos, temos a certeza de que o valor mínimo no eixo y que essas duas curvas vão se encontrar é , certo? Guarda essa informação com carinho!!!
Passo 4
Agora vamos calcular qual é a região R limitada pelas curvas dentro:
Eu coloquei o módulo aqui porque isso sempre vai evitar que a gente esteja fazendo conta errada, então isso te permite a não ficar preso sobre “qual curva está acima de outra”.
Note que se temos:
Logo:
Mas como estamos avaliando o módulo
Passo 5
Para o cálculo do volume precisamos pegar essa área e rotacionar ela em torno do eixo x dentro dos intervalos dados. Porém lembrando sempre que vamos precisar colocar um fator na frente da nossa integral. Note que a integração agora tem que dar uma olhada no eixo y, o qual varia de 9 até
Logo,