Os movimentos de um carro e de um caminhão ao longo de uma estrada em linha reta estão representados nos gráficos de velocidade versus tempo. Os dois veículos estão emparelhados no instante t = 0 .

Em um instante posterior t c , indique a sentença verdadeira sobre estes dois veículos.

  1. O deslocamento do caminhão é maior do que o do carro.
  2. O deslocamento do carro é maior do que o do caminhão.
  3. O caminhão e o carro apresentam o mesmo deslocamento.
  4. O carro está ultrapassando o caminhão no instante t c .
  5. Nenhuma das sentenças acima é correta.

Passo 1

Vamos lá! No item (a) ele diz que o deslocamento do caminhão é maior que o do carro. Vamos verificar?Lembra que a distância percorrida em um gráfico v × t é dada pela área situada entre a curva da velocidade e o eixo do tempo?!

Então

S c a m i n h ã o = v × t c

S c a r r o = v × t c 2

Portanto,

S c a m i n h ã o > S c a r r o .

Ou seja, já vimos que as alternativas (b), (c) e (d) são falsas e a alternativa (a) é verdadeira. Como (a) está correta, podemos eliminar também a alternativa (e).

Resposta

( a )

Exercícios de Livros Relacionados

Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2
Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na Fig.2 - 27 , do instante t = 0 ao instante t = 7,0s . A escala vertical do gráfico é definida por x s = 3
A Figura 2-13 mostra a aceleração da cabeça e do tronco de um voluntário durante urna colisão frontal. Qual é a velocidade (a) da cabeça e (b) do tronco quando a aceleração da cabeça é máxima?
Que distância percorre em 16s um corredor cujo gráfico velocidade-tempo é mostrado na Fig. 2-30? A escala vertical do gráfico é definida por v 1 = 8,0m .
A figura mostra um gráfico de x em função de t para um objeto se movendo ao longo de uma linha reta. Para esse movimento, esboce os gráficos (usando o mesmo eixo t ) de (a) v x como função de t , e (b