Na figura abaixo, uma espira circular centrada no ponto O carrega uma corrente I com o sentido indicado na figura. Uma barra está em contato com um par de trilhos condutores circulares e gira ao redor do ponto O com velocidade angular ω , como indicado na figura. Os trilhos são conectados por um resistor R . Dadas as seguintes afirmações:

I. A corrente no resistor é nula.

II. A corrente no resistor flui de a para b .

III. A corrente no resistor flui de b para a .

IV. A direção da corrente no resistor depende do sentido de ω .

V. A magnitude da corrente no resistor depende da magnitude da corrente na espira circular.

Qual das alternativas abaixo lista todas as afirmações VERDADEIRAS?

(a) I.

(b) II e IV.

(c) III e V.

(d) II, IV e V.

(e) III, IV e V.

Passo 1

Vamos analisar cada uma das cinco afirmações:

  1. Como há variação de fluxo magnético, uma corrente induzida passa pelo resistor. Logo, afirmação FALSA.
  2. Como a área está aumentando, o fluxo também irá aumentar. Pela Lei de Lenz, a corrente induzida irá se opor a esse crescimento e, portanto, terá sentido anti-horário (de b para a ). Afirmação FALSA.
  3. Agora sim obedece a Lei de Lenz, afirmação VERDADEIRA!
  4. Também já falamos sobre isso né? O sentido de ω determina se o fluxo aumenta ou diminui e, portanto, também determina o sentido da corrente. Afirmação VERDADEIRA.
  5. Afirmação VERDADEIRA, já que é a corrente na espira que gera o campo magnético na região do resistor.

Resposta

(e) III, IV e V.

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a corrente em uma bobina de 8 H é igual a 3 A e aumenta para 200 A / s , determine a O fluxo magnético através da bobina e ( b ) a força eletromotriz induzida na bobina.
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 400 voltas que tem comprimento igual a 25,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 3,00 A .
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 800 voltas que tem comprimento igual a 30,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 2,00 A .
Um condutor cilíndrico longo com raio R e comprimento L conduz uma corrente I . Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento através da área indicada na Figura 28-44.
44- Variação no campo magnético. Você está testando um novo sistema de captura de dados. Esse sistema permite registrar um gráfico da corrente em um circuito em função do tempo. Como parte do teste, v