Determine todas as assíntotas das funções abaixo:
- g(x) =
Passo 1
Fala pessoal, tudo tranquilo?? Seguinte, nós vamos estudar as assíntotas verticais e horizontais de funções, ou seja, retas no formato y = c (horizontais) ou x = c (verticais) de prolongamento infinito que apenas tendem a tocar a nossa função. Vamos entender melhor essas ideias no desenvolver do problema.
Primeiro, precisamos entender que uma assíntota vertical ocorre quando temos uma reta x = c tal que ela tende a valores infinitos de y e se aproxima cada vez mais da nossa função, mas não a toca.
No nosso exemplo, temos uma função racional, que é contínua em seu domínio; no entanto, o domínio de uma função desse tipo não necessariamente vai estar contido em todos os reais, visto que podemos ter valores de x que zerem o denominador. Nesse momento, quando x tende cada vez mais à raiz do denominador, temos que y de fato de aproxima de infinito, caracterizando uma assíntota vertical.
Portanto, precisamos apenas analisar o denominador e achar sua raiz, ou raízes:
g(x) =
Denominador:
- x = 0
- x ≠ 0
2x – 3 = 0 ∴
Logo, nossas assíntotas verticais são e
Passo 2
Sobre as assíntotas verticais, podemos entender que elas são retas que se prolongam infinitamente aos valores mais e menos infinito de x. Logo, podemos estudar o limite de y tendendo a mais infinito e o limite de y tendendo a menos infinito para acharmos essas assíntotas. Ah, mais uma coisa:
Vamos usar a propriedade que estabelece o seguinte: limites de funções racionais tendendo ao infinito podem ser feitos considerando a razão entre apenas os termos de maior grau dos polinômios localizados no numerador e denominador.
= = 1
= = 1
Logo, temos apenas a assíntota horizontal y = 1
E é isso, finalizamos 😊
Resposta
a) Verticais: e , Horizontais: