Quando a soma das forças externas e a soma dos torques externos em um corpo são ambos zero, nós podemos concluir que:
a) O corpo está rodando em torno do centro de massa com velocidade angular constante, mas não tem velocidade linear.
b) O corpo está se movendo com velocidade constante, mas não está rodando.
c) O corpo pode ter a velocidade linear ou a velocidade angular constante, mas não ambas ao mesmo tempo
d) O corpo pode ter a velocidade linear ou a velocidade angular em torno do centro de massa constante não nulas ao mesmo tempo.
e) O corpo tem velocidade linear e angular nulas.
Passo 1
Então, vamos lá. Primeiro, precisamos lembrar o que o somatório de forças externas e de torques externos irá fazer com o corpo.
Se não há uma força resultante sobre um corpo, esse corpo não varia o momento linear. E no caso rotacional, se não há um torque resultante sobre um corpo, esse corpo não varia o momento angular.
Na letra a), diz que o corpo precisa ter velocidade linear nula, o que é falso. Essa velocidade será constante, mas não necessariamente nula.
Na letra b), diz que o corpo não está rodando, o que é falso. O corpo pode possuir uma velocidade angular constante.
Na letra c), diz que o corpo não pode ter ambas as velocidades constantes, o que é falso. Pela conservação dos momentos linear e angular, o corpo pode sim ter ambas velocidades constantes.
Na letra d), diz que o corpo poe ter ambas velocidades constantes e não nulas, o que é verdadeiro. Por conta da conservação dos momentos.
E por fim, na letra e), diz que o corpo terá as velocidades linear e angular nulas, o que é falso. Como já dito, essas velocidades podem assumir valores constantes, mas não necessariamente nulos.
Resposta
Letra d)